quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Alan, tá na hora de acordar !!!!


Antes de começar eu vou fazer algumas perguntas:
1- Gosta de Stephen King ?
2- Gosta de Arquivo X ?
3- Gosta de Twin Peaks ?
4- Gosta de Além da Imaginação ?

Se você respondeu sim para qualquer uma das quatro, você provavelmente vai gostar de Alan Wake. Esse é o novo jogo da Remedy, a empresa que nos trouxe os dois jogos do policial Max Payne. Após passar cinco anos de produção, promessas e adiamentos, finalmente Alan Wake chegou até nós.

Plot (Trama):
Nosso amigo Alan Wake é um escritor de best sellers policiais que, depois de escrever seu último sucesso, entra num gigantesco bloqueio de escritor. Para resolver isso, ele e a esposa decidem viajar para a pacata cidade rural de Bright Falls. Chegando lá, Alan percebe que a cidade é mais do que aparenta quando sua mulher é sequestrada por uma misteriosa Escuridão. Então Alan parte para o resgate, mesmo que para isso ele tenha que ir contra algo que está no coração da cidade.

O visual:
A primeira impressão que você tem ao ver o jogo é a de que você está jogando um filme clássico de terror, cenas escuras quando precisam ser, inimigos bem "camuflados" nas sombras e cenas de susto. Não é raro você se assustar com um pássaro voando no canto da tela.
O visual do mundo de jogo também é muito bom, desde as florestas escuras até a diferença que pode ser percebida ao andar pela cidade de noite e de dia.
Deixando o melhor para o final, essa análise do visual de Alan Wake não poderia estar completa sem falar dos MARAVILHOSOS efeitos de luz e sombra. Na minha opinião, são os melhores efeitos desse tipo que já vi em um jogo.

Gameplay:
O gameplay do jogo é bem simples, não é um Sandbox, não tem mundo aberto e é bem linear. Mas isso não é um problema, pois o principal atrativo do jogo é a história cativante e surpreendente. Os efeitos de luz que eu tanto elogiei acima são integrados à jogabilidade, para destruir as criaturas dominadas pela escuridão você precisa jogar luz nelas, seja com sua lanterna ou com o que o cenário te oferece.

Gráficos:
Como já disse, o destaque dos gráficos está em conseguir passar a sensação de estar em um filme de terror. A modelagem dos personagens é apenas competente para a geração atual de videogames.

Trilha Sonora, Som e Dublagem:
A trilha sonora, esse é outro do jogo que eu vou elogiar bastante aqui. A Remedy consegue mandar bem com a escolha das músicas na maioria dos seus jogos. Destaque para a banda Poets of The Fall fazendo mais uma colaboração com a Remedy, dessa vez com a música "War" e emprestando a voz e os instrumentos para a banda "The Old Gods of Asgard", formada por personagens coadjuvantes do jogo.
A dublagem é boa, as vozes combinam com os personagens, mas o jogo peca no sincronismo. É possível perceber os personagens mexendo a boca no tempo errado, mas nada que atrapalhe o jogo em si.

Prá finalizar eu vou dar minha nota aqui: 9 de 10.
O jogo é muito bom, mas não merece um 10 por faltar um pouco mais de variedade aos inimigos, algo que já foi corrigido no episódio extra "The Signal", disponível por download.

Falando em conteúdo extra, quem gostar da história pode procurar pela mini-série "Bright Falls" no youtube, ela serve de "prequel" para a história de Alan Wake e joga uma luz (trocadilho infame) sobre a história do que aconteceu antes do jogo.

E fiquem ligados para pescar as referências à livros, filmes e séries de suspense e terror. Elas estão espalhadas pelo jogo desde o nome dos achievements até falas dos personagens.

Para ver a abertura do jogo, clique aqui

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