quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mass Effect Series




Mass Effect 1 é um ótimo jogo, muito acima da média, mas Mass Effect 2 é, na minha opinião, o melhor jogo de RPG que você pode jogar em seu computador e nos consoles da nova geração. A espera pelo terceiro jogo da série é grande, mas enquanto isso vamos falar sobre os dois primeiros jogos.

Trama(Plot):

O jogo começa no ano de 2183, você é um soldado humano chamado Comandante Shepard que, abordo do SSV Normandy, terá a missão (inicialmente) de perseguir Saren Artenius, um Spectre (soldado de elite do conselho da Via Lactea que está acima da lei), da raça dos turians (uma das muitas raças de Mass Effect, mas uma das três raças que tem um membro no conselho) que assassinou um outro Spectre e para isso vai contar com a, possível, ajuda de muitos personagens de diferentes raças para chegar a Saren. A trama fica cada vez mais profunda e Shepard se encontra com o fardo de salvar a galáxia. Isso é o básico para Mass Effect 1, a trama continua de forma esplêndida em Mass Effect 2 e as decisões que o jogador tomou no primeiro jogo influenciam diretamente no segundo jogo. As reviravoltas em Mass Effect são constantes, o que torna o jogo mais interessante.


Jogabilidade:

Basta dizer que é simples e instintiva, não requer experiência com jogos de RPGs, apenas alguma interação prévia com jogos eletrônicos. Um dos fortes do jogo é o dialogo, nele você tem a opção de agir da forma que desejar, sendo que algumas decisões podem influenciar na sua reputação como Paragon (o que faz o que é certo e bom) ou Renegade (o que faz o que acha certo, mas de maneira que não é bem vista aos olhos dos outros). A jogabilidade do primeiro jogo tem suas falhas, como o balanceamento da dificuldade e o número insano de item que você recebe no final do jogo, sendo que há um certo limite que você pode carregar, mas tudo foi melhorado no segundo jogo. Sinceramente não consigo achar uma falha na jogabilidade de Mass Effect 2.


Gráficos:

Os gráficos de Mass Effect são muito bons, mas não são algo extraordinário. Basta dizer que tem gráficos acessiveis para quem não tem as placas de vídeo de ponta, mas ainda assim a um nível que maximiza a emoção do jogo. A expressão facial dos persoangens e os cenários são os pontos fortes desse quesito.


Customização do personagem:


É ampla, mas é ainda maior para o sexo feminino, afinal um militar homem não tem tanta liberdade com a aparência quando uma mulher. Você pode mudar seu corte de cabelo, cabelo facial, a estatura a cor dos olhos e até adicionar cicatrizes ao seu personagem. A diferença em termos de trama para o sexo escolhido é restrito as relações amorosas que você pode ter, diga-se de passagem que estas são um poucos restritas no 1, mas bem amplas no 2.

Trilha sonora e Dublagem:

A trilha sonora cai muito bem com o ambiente do jogo, apesar de não ser excepcional ela pode ser descrita como perfeita, pois é muito bem utilizada (nos momentos e lugares certos). A trilha é inspirada em filmes como Blade Runner e Duna. A dublagem do jogo é de arrepiar, com toda a certeza é um dos fortes do jogo, os dubladores de cada personagem foram muito bem escolhidos e a relação do movimento da boca e lábios com as vozes é perfeita.


Conclusão:
Este jogo é altamente recomendado se você gosta de um bom jogo, não importa seu gênero de preferência. Lembre-se enquanto jogar o primeiro jogo que o segundo é muito melhor, você pode comparada a relação primeiro-segundo com a do jogo Assassin's Creed (onde o segundo é muito superior ao primeiro). Considero no meu post a versão para PC, não a de xbox, que eu não joguei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário