quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Batalha do Apocalipse


A "Batalha do Apocalipse" é o romance de estréia de Eduardo Spohr, e que estréia meus amigos. Em sua resenha do livro, o escritor, professor e roteirista José Louzeiro disse que "Não há, na literatura brasileira, nada que se pareça com a Batalha do Apocalipse". E essa frase não poderia ser mais correta.

Vamos lá, começando com um resumo da obra: Ablon era um dos maiores generais dos Querubins, a casta dos anjos guerreiros. Mas ele se rebelou ao saber que o arcanjo Miguel havia ordenado a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Outros anjos apoiaram a causa e se uniram sob as ordens do general. A rebelião foi contida e seus integrantes expulsos do paraíso e condenados a vagar eternamente pela Terra.
Então começamos a caminha de Ablon pelo nosso mundo. Começando pela cidade lendária de Babel, pela Londres Medieval e terminando no Rio de Janeiro de um futuro no qual o mundo vive sob a ameaça constante de uma nova grande guerra.
Mas essa guerra não ameaça apenas o nosso mundo, como já dizia a memorável música de Shurato: "Existe guerra no mundo celestial". Os anjos, os arcanjos e os demônios estão se preparando para o Apocalipse. A guerra dos humanos vai desencadear a batalha do fim do mundo e eliminar as barreiras entre os mundos.

O começo da coisa toda está aí, depois disso Spohr cativa seus leitores com bons diálogos, frases de efeito e momentos de muita ação. O mais impressionante no texto de Eduardo é a naturalidade e a propriedade que ele tem para dar detalhes das locações, dos personagens e da história dos mundos, tanto do real quanto do celestial.

E agora, depois de vender mais de quatro mil cópias através do site Jovem Nerd, o livro chamou a atenção da Editora Record, que decidiu publicar a obra através de seu selo Verus. Apesar do bom trabalho do Jovem Nerd e de sua editora, a Nerd Books, o livro precisava de uma editora grande para receber a atenção que merece.

Essa é uma obra que merece ser lida. Já vi algumas pessoas dizendo que não leram porque é um livro brasileiro, que romance de fantasia histórica só preste se for inglês. Não fiquem com essas frescuras, leiam e se surpreendam descobrindo que existe vida na Literatura Fantástica Brasileira. Compre já o seu na livraria mais perto de sua casa.

4 comentários:

  1. Parece uma versão mais inteligente do enredo da quinta temporada de Supernatural, e tem a vantagem de não ser uma trilogia (chega disso, né? rsrs).

    Quem tem paciência para aguentar Percy Jackson ou Crepúsculo não pode ter preconceito contra literatura alguma.

    Boa dica, Miguel. Fiquei realmente interessado e tentarei ler!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Será queu tenho mesmo de comprar na livraria mais perto da minha casa?
    E se eu quiser comprar pela Internet, por exemplo? Rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo, Miguel! (não és o arcanjo, né...? haha)

    Li esse livro impulsionado pela curiosidade da propaganda que já tinha visto sobre ele, MAS assim que comecei, esquecia propaganda toda e fiquei hipnotizado pela história mirabolante... a ideia das runas mágicas nos braços do Ablon foi uma daquelas sacadas difíceis até para escritores de carreira longa, então o Eduardo Spohr escreveu seu primeiro livro de uma forma magnífica!

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o livro , o final é uma grande reviravolta , me impressionou muito , principalmente a inteligência que o autor deu aos seus personagens , mas acho que é muito pequeno e dai não tem continuação !

    ResponderExcluir