sexta-feira, 16 de julho de 2010

Red Dead Redemption - Spaghetti no videogame


Sempre fui fascinado com a idéia do "Velho Oeste", desde pequeno assistia à filmes e lia livros sobre o assunto. Uma das maiores frustações da minha vida é saber que um período tão foda da história e um gênero foda de filmes e livros não é tão "apreciado" aqui no Brasil. Por isso que, para começar a minha coluna de games nesse blog, vou falar desse que é, na minha opinião, o melhor jogo de 2010: Red Dead Redemption.

Visual:
Antes de qualquer análise, o visual já merece uma nota 10 por conseguir me transportar para o Velho Oeste. A ambientação é tão maravilhosa que eu parei mais de uma vez para apreciar o cenário. Do por do sol nas montanhas até as cidades durante a noite. Mas falando do gráfico nos personagens, o do jogo não é muito diferente do que pode ser visto na maioria dos jogos de hoje.

Roteiro/Enredo:
Não vou falar de nada que acontece depois da MARAVILHOSA abertura, podem ficar tranqüilos. Logo na apresentação já temos uma cena espetacular, mostrando todo o carinho que a Rockstar teve pelo jogo. Diálogos que poderiam estar em um filme do gênero, contexto histórico bem aplicado e personagens muito bem animados colocam o jogador na expectativa do que está por vir. E essa expectativa é correspondida de forma magistral, com uma história que cresce gradativamente, mostrando uma evolução da trama, do personagem e de tudo que o cerca.

Gameplay/Mecânica de Jogo:
Esse é o ponto principal de Red Dead Redemption, como o jogo funciona. A maior preocupação de muitas pessoas (inclusive eu) era esse jogo ser só um GTA no velho oeste, mas esse é exatamente um dos grandes pontos positivos. A Rockstar San Diego conseguiu transportar toda a diversão de GTA para um ambiente novo. Jogabilidade aberta, missões principais, missões secundárias, mini games divertidos e até mesmo desafios para você fazer se não quiser seguir com a história. Eu me diverto muito trapaceando no Poker e duelando com quem percebe a trapaça.

Trilha Sonora:
Aqui está uma das minhas únicas decepções com Red Dead Redemption. Um jogo como esse merecia músicas originais de Westerns clássicos. A dupla Bill Elm e Woody Jackson fez um bom trabalho, as músicas são boas e pontuam bem a trama e os acontecimentos, mas eu senti falta de um toque clássico em alguns momentos. Músicas como Ecstasy of Gold e The Trio de Enio Morricone poderiam estar na trilha do jogo.

No geral, Red Dead Redemption é um excelente jogo para quem gosta de ação e aventura (ficou meio sessão da tarde, mas é isso mesmo). Se você é fã do gênero Western esse jogo é indispensável.

Só prá mostrar o que te espera, clique aqui e veja a fodástica introdução do jogo.

2 comentários:

  1. Só faltou falar da sanguinolência proveniente da caça aos servos incautos. :p

    ResponderExcluir
  2. Exelente jogo mesmo Nota 1.000 pra ele bom review. Bem resumindo falando dos pontos fortes do games... Gostei

    ResponderExcluir