segunda-feira, 26 de julho de 2010

Filhos de Anansi - Aranhas e Trapaças


Desculpem pelo clichê mas, Neil Gaiman é um cara que dispensa apresentações. Qualquer forma de mídia atual tem pelo menos uma grande obra dele. Quadrinhos com Sandman e 1602; televisão com a série Neverwhere; cinema com Coraline e Stardust; e livros com Deuses Americanos. Com tantos bons trabalhos no currículo, chega a ser difícil escolher um só para eu comentar aqui. Mas eu quero dar uma olhada no último livro dele que li, “Filhos de Anansi”.

Nesse livro nós acompanhamos a história de “Fat” Charlie Nancy, um cara londrino extremamente comum, até chato e desinteressante. Ele está preparando seu casamento quando recebe a notícia da morte do seu pai, o Sr. Nancy. Charlie acha difícil aceitar isso no início, mas depois de ir ao enterro e conversar com velhas amigas e vizinhas da família ele descobre a verdade: seu pai era Anansi, o Deus-Aranha das trapaças. Além disso, ele também descobre sobre Spider, um irmão que foi separado dele na infância e é tudo que Fat Charlie nunca foi. Depois dessa introdução o livro mostra como a vida comum de Charlie vai pro espaço graças aos acontecimentos sobrenaturais que começaram a cair na cabeça dele, muitos causados por Spider. Até que chega uma hora em que Charlie não agüenta mais e decide pedir para outros Deuses antigos darem um basta em seu irmão.

Isso é mais ou menos um terço do livro. Depois disso a história começa a enlouquecer (no bom sentido). Investigações policiais, assassinatos, vinganças folclóricas, pássaros malucos e até mesmo uma mãe ranzinza entram na história que, como na maioria das obras de Neil Gaiman, é imprevisível e impossível de se adivinhar mas ótima de se acompanhar. Na minha opinião, “Filhos de Anansi” é uma das melhores coisas já escritas por Neil Gaiman, de filmes a quadrinhos. Compre, leia, guarde na sua coleção e conte para outras pessoas, porque todas as boas histórias merecem ser espalhadas.

Um comentário: